Começam os Estaduais!

por Rodolfo II

Há muita gente que os criticam. Dizem que são inchados, que não valem nada, que duram muito tempo e que o título geralmente fica com os grandes – ou seja, não servem para os pequenos se projetarem nacionalmente. É claro que essas pessoas tem um certa razão no que afirmam, mas os campeonatos estaduais espalhados pelo Brasil ainda trazem muita emoção para os torcedores e esquentam as rivalidades locais de cada canto do país.

O primeiro campeonato que deu à largada as competições em 2008 foi o Cearense, que começou dia 5 de janeiro. Já no dia 9 de janeiro foi a vez do campeonato Baiano começar. Três dias depois começaram os campeonatos Alagoano e Pernambucano. Todos campeonatos rápidos, com duração em média de três meses. O favoritismo fica por conta dos grandes de cada Estado: Ceará e Fortaleza, Vitória e Bahia, CRB e CSA, e Sport e Náutico, respectivamente.

No sul do Brasil, o Gauchão começou com tudo no último sábado e já trouxe uma surpresa: o empate do Internacional com o Inter de Santa Maria. Mas o time de Abel Braga não deve ter problemas para chegar as fases finais, já que as diferenças de elenco entre o clube e os pequenos são muito acentuadas. Entretanto o Grêmio é que vai ter um pouco mais de problemas já que perdeu peças-chave do seu time como o meia Diego Souza e o seu técnico Mano Menezes, e terá que começar o time praticamente do zero. Muito trabalho para o novato Vagner Mancini.

Palpite: Com um time melhor e sendo preparado desde setembro do ano passado, o Internacional larga muito na frente do seu maior rival, o Grêmio, que perdeu muitos jogadores, além de perder seu competente técnico.

O campeonato mineiro é o último a começar – no final de janeiro -, o que proporciona uma melhor pré-temporada para os times. Mas o campeão deve ficar entre Atlético e Cruzeiro. Com times normais, os dois grandes devem apostar em jovens valores, como o meia Wagner do Cruzeiro e o atacante Éder Luís do Atlético.

Palpite: Acho que esse ano dá Atlético, pois tem um treinador melhor (Geninho) e o Cruzeiro vai estar com suas atenções voltadas à Libertadores.

Mas os dois melhores regionais ainda estão no eixo Rio-SP:

O campeonato carioca, que começou no último final de semana, este ano promete ser muito emocionante para dois times: Flamengo e Fluminense. Os dois melhores elencos da cidade maravilhosa se reforçaram para a temporada e projetam um ano maravilhoso para seus torcedores. O Fluminense que tinha um time bastante competitivo mas pecava no ataque trouxe logo três matadores para colocar fim à falta de gols. Contratou – na minha opinião – os dois melhores atacantes do Brasileirão 2007 (Leandro Amaral e Dodô), e repatriou um excelente goleador que estava no Japão(Washington), além de segurar o jovem Thiago Neves, que pode vir a se tornar um craque. O duro vai ser Renato Gaúcho achar um esquema que caiba todos esses belos jogadores. Já o mengão se reforçou em diferentes setores: trouxe o zagueiro Rodrigo, ex-São Paulo, o volante Gavilán, ex-Grêmio, os meias Kléberson (pentacampeão do mundo em 2002) e Marcinho (ex-Atlético MG), além de repatriar Jonatas, ídolo rubro-negro que estava no futebol espanhol. Sem perder a base do ano passado, o clube tem tudo para voltar às conquistas de títulos.

Os outros dois grandes, ao meu ver, vão apenas participar do campeonato. O Vasco aposta todas as suas fichas no veterano Edmundo e no técnico-jogador Romário. O primeiro – apesar de ter habilidade – anda em campo, e o segundo – quando joga – fica na banheira reclamando dos companheiros. Não precisa de nenhuma bola de cristal para saber que esse time não vai para frente. Já o Botafogo tem apenas um bom técnico (Cuca), mas um elenco de dar calafrios aos torcedores alvinegros. Vamos ver se o técnico quebra a cuca e arma um time competitivo para tentar fazer frente a Flamengo e Fluminense.

Palpite: Apesar de achar que o Fluminense tem um técnico e um time melhor, acredito que o Flamengo é que vai sair campeão de 2008 por causa da sua torcida. É impressionante como a massa rubro-negra consegue empurrar o time nas horas importantes. Foi  assim em 2007, quando se classificaram para à Libertadores.

O campeonato Paulista deve marcar a disputa entre o trio de ferro da capital. O São Paulo larga como favorito, pois manteve o time campeão brasileiro e ainda trouxe nomes de peso como Adriano e Carlos Alberto. Outro time que tem um certo favoritismo é o Palmeiras. Com a ajuda da parceira Traffic, o clube trouxe bons jogadores como Diego Souza (ex-Grêmio) e Lenny (ex-Fluminense), e está perto de anunciar duas jovens promessas do futebol brasileiro: o zagueiro Henrique (ex-Coritiba) e o lateral esquerdo Leonardo (ex-Portuguesa). Aliado aos bons jogadores, o clube trouxe o maior reforço para a comissão técnica: Luxemburgo, o melhor e mais vencedor técnico do Brasil. Além de ser um excelente treinador, Luxa atrai jogadores para os times que comanda, o que é sem dúvida um ponto a favor do comandante alviverde.

O Corinthians para a temporada de 2008  já contratou 14 jogadores para melhorar o fraco time do ano passado. Com um novo treinador no comando, Mano Menezes, o timão promete ser bastante aguerrido, o que com certeza agrada a fiel torcida. Vai ser um time de resultado, o que é essencial para um clube que luta para voltar a série A do futebol brasileiro, então não espere um futebol vistoso por parte dos corintianos. Mas eu não descarto o Corinthians da disputa do campeonato, pois é um time que sempre renasce das cinzas, e que se chegar à fase final da competição, pode sim surpreender.

Já o Santos, ao se desfazer dos melhores jogadores do elenco (Marcos Aurélio, Maldonado e possivelmente do lateral Kléber) fica com um time limitadíssimo. Para aumentar a desgraça do clube da Vila, seu presidente eterno Marcelo Teixeira trouxe de volta o arrogante técnico Leão, que mais fala do que faz, e que há muito tempo não ganha nada. Sem dinheiro em caixa, Leão deve apostar em jovens como fez em 2002, quando levou o Santos a ser campeão Brasileiro. Mas não é sempre que isso dá certo. Aguardemos.

Palpite: Como acho que o São Paulo vai dar preferência a Libertadores, aposto no Palmeiras campeão, mais pelo técnico do que pelo elenco. Agora, se o São Paulo quiser ganhar o Paulistão não há nada que os outros times possam fazer além de assistir e aplaudir.

A certeza que fica dos regionais é que muita emoção e rivalidade está guardada para os torcedores. Vale a pena conferir.


About this entry