Quem Disse que o Mata-Mata Acabou?

Por Alessandro Jodar

Apesar da consolidação dos pontos corridos como fórmula de disputa do Campeonato Brasileiro, ainda há quem reclame de saudades das emoções da finalíssima. Pois essa última rodada de domingo vai de certo matar um pouco da nostalgia desse pessoal. Haverá pelo menos cinco jogos com gostinho de decisão: Grêmio x Corinthians, Goiás x Internacional, Vasco x Paraná, Palmeiras x Atlético MG e Cruzeiro x América RN. Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras querem a Libertadores. Corinthians, Goiás e Paraná, a primeira divisão.

Reza o clichê que em campeonato de pontos corridos “cada jogo é uma final”, mas ladainhas a parte são poucos os jogos que prendem a atenção e a tensão de nós torcedores como uma partida eliminatória o faz. Talvez por isso essa última rodada prometa tanto. E como se já não fosse o bastante, outro elemento que dá um gostinho a mais aos jogos de domingo é o fato de acontecerem todos ao mesmo tempo, ou seja, várias emoções concomitantes e em lugares diferentes!

Engraçado observar que dentre as várias “finais” do Brasileiro nenhuma delas vale o título. O torcedor do São Paulo, inclusive, podia até estar enjoado de assistir a esse campeonato que é como um filme com fim conhecido. Mas se a trama do protagonista já se resolveu, os coadjuvantes ainda têm contas a tratar, e muitas. O que faz até a torcida tricolor separar umas duas horinhas no domingo para ver se fulano cai ou não, se sicrano classifica ou fica fora.

Pois é. Quem diria? O torcedor são-paulino, campeão e tudo mais, hoje está fora de moda. Não se fala de outros assuntos senão Libertadores e Série B 2008. Ainda assim, mesmo não sendo mais o centro das atenções, é óbvio que ele está feliz da vida. Maravilha poder assistir a toda essa peleja de camarote, sem correr o risco de subir pelas paredes. Ou pior, cair pelas tabelas.

Aí está então, se você torcedor sentia falta das decisões, o Brasileirão 2008 lhe oferece várias delas. Talvez nenhuma comaquele peso típico de finalíssima, mas um genérico para ninguém botar defeito. Assim como Elvis e Fidel Castro, o mata-mata não morreu.

_______________________________________________________________________________________________

Bola Fora

“Marota essa bola aí!” – Do narrador Cléber Machado durante o jogo Corinthians x Vasco na última quarta-feira. O comentário foi a respeito de uma segunda bola atirada ao campo no exato momento em que os cariocas armavam um perigoso contra-ataque. Logo em seguida ele criticou a falta de “espírito esportivo” do gandulinha.

______________________________________________________________________________________________________

Pitacos

Grêmio x Corinthians
Como diria um velho conhecido nosso: “Haaaaja coração, amigo!”. O jogo que vale o ano para as duas equipes, principalmente para o Alvinegro. Enquanto o tricolor gaúcho joga por uma vitória que pode garantir o time na Libertadores 2008, o Corinthians joga para permanecer na Série A do ano que vem. A necessidade dos três pontos é de ambas as partes, mas o Grêmio ainda precisaria contar com tropeços de Palmeiras e Cruzeiro para obter a classificação, já os paulistas se livram do rebaixamento com uma simples vitória. Jogo duro. É melhor os corintianos torcerem para Vasco e Internacional…
Palpite: Grêmio

Palmeiras x Atlético MG
Vencendo, o Palmeiras vai para a Libertadores no ano que vem. Se não vencer, provavelmente fica fora, já que Cruzeiro e Grêmio, seus concorrentes à vaga, jogam em casa e têm a frente dois fraquíssimos adversários: América RN e Corinthians, respectivamente. O Atlético, sem grandes pretensões, aceitaria de bom grado voltar com três pontos para Minas, o que garantiria o time na Copa Sul-Americana, o que traz alguma motivação. Com um time melhor e mais arrumado, jogando em casa e com estádio lotado, o Verdão tem tudo para vencer. Porém, o alviverde traz consigo uma irregularidade marcante durante todo campeonato. Será que repete o feito de 2005, quando se classificou na última rodada contra o Flu?
Palpite: Palmeiras

Atlético PR x São Paulo
Na briga por uma vaga na Copa Sul-Americana, o Atlético Paranaense enfrenta o campeão São Paulo que, já há algum tempo, vem jogando apenas para cumprir tabela. O Tricolor vem com um time recheado de garotos para essa partida que, para ele, será como um amistoso. Essa falta de motivação é justamente a maior aliada dos atleticanos, mais até do que a belíssima Kyocera Arena e presença em massa da sua torcida. Ainda assim, o São Paulo e o técnico Muricy Ramalho não são moleza em circunstância alguma.

Santos x Fluminense
Ambos classificados para a Libertadores, Santos e Fluminense batem uma amistosa pelada de domingo na Vila Belmiro. Jogo de festa para a torcida santista que já comemorou na rodada passada sua classificação para a principal competição do continente. Para o Flu, que se classificou ao ser campeão da Copa do Brasil, mais um jogo sem compromisso assim como todos os outros que jogou após o título são-paulino.
Palpite: Santos

Na Série B 2008                                Na Libertadores 2008

      Goiás                                                                  São Paulo
     Paraná                                                                Fluminense
    Juventude                                                              Santos
   América RN                                                             Flamengo
                                                                               Palmeiras


About this entry