Fim da Série B

Por Danilo Vital

Hoje, excepcionalmente, peço licença aos meus colegas de DOMÍNIO DA BOLA para escrever um texto fora do dia a mim designado.

Hoje a Série B teve seu fim. E apesar de 4 clubes já terem garantido a vaga para a Série A de 2008 e mais 3 equipes estarem matematicamente rebaixadas, foi um rodada muito emocionante.

Isso porque a disputa para escapar da última vaga da zona de rebaixamento era intensa, envolvendo três clubes, assim como foi intensa a disputa pelo título, entre Ipatinga  e Coritiba.

Então assim o Avaí garantiu sua permanência na Série B goleando muito bem o já rebaixado e último colocado Ituano. Pelo jeito a conversa que o tenista Guga teve com o plantel catarinense durante a semana deu resultado e partida terminou  4 a 0 no fraco time paulista. Assim também fez o Santo André, vencendo o Ceará por 2 a 1 em pleno Castelão, Fortaleza. O meia Willians garantiu a permanência aos 28 minutos do segundo tempo, decretando a vitória de virada.

Em uma partida conturbada o Paulista de Jundiaí tentava escapar da degola enquanto o Ipatinga buscava o título. O time Paulista até que tentou, e chegou a ficar na frente no placar por duas oportunidades, mas no segundo tempo o Ipatinga fez mais três gols e determinou o 5 a 2. O destaque ficou para o atacante Alessandro, que marcou os 4 últimos gols do Tigre mineiro.

Essa a partida terminou antes do fim do jogo entre Coritiba e Santa Cruz, realizado no campo do Arruda. Até aquele momento o coxa perdia de virada para o Santa, por 2 a 1 e ficava com o segundo lugar da tabela, dando a taça ao Ipatinga. Jogando com raça, três atacantes e um jogador a menos a maior parte do jogo,  o Coritiba conseguiu empatar a partida aos 43 do segundo tempo, com Keirrison.

O árbitro Paulo César Oliveira deu 4 minutos de acréscimo e a pressão do Coxa foi total. Aos 48 minutos Henrique Dias fez o gol do título, fazendo com que a pequena torcida de sua equipe que tinha viajado até Recife explodisse em alegria. Depois da partida o técnico do Coritiba René Simões chegou a comparar a situação vivida com a “Batalha dos Aflitos”, quando o Grêmio voltou à Série A marcando no último minuto.

Parabéns ao Coritiba, que retorna á elite do futebol brasileiro. Parabéns também ao Ipatinga, que de maneira alguma perde o mérito por acabar com a segunda colocação. Pelo contrário. Trata-se, na minha opinião, da revelação do futebol brasileiro, pois ainda no primeiro semestre chegou até as semi-finais da Copa do Brasil eliminando o Palmeiras.

E assim a Série B se acaba, esperando ainda a determinação da justiça quanto às acusações feitas pelo presidente do Santa Cruz, sob um suposto esquema de corrupção, e pelo Marília, quanto à escalação irregular de atleta do Vitória. Detalhe é que, caso o Vitória seja punido, a vaga fica para o Fortaleza, que assumiu a 5° colocação vencendo o próprio Marília por 2 a 1 hoje.


About this entry