Futebol de reSPeito

No dia 19 de Julho de 1992, em partida realizada no Estádio do Maracanã, dois cariocas decidiam o título do Campeonato Brasileiro daquele ano. O segundo jogo das finais terminava empatado em 2 a 2, e, por ter vencido o primeiro jogo por 3 a 0, o Flamengo se tornava pentacampeão brasileiro (a CBF mantém a posição oficial de dividir o título de 1987 entre o clube carioca e o Sport). Essa foi a última vez que nenhum clube paulista conquistou pelo menos um vice-campeonato brasileiro.

A hegemonia dos clubes do Estado de São Paulo é impressionante. Nos últimos 14 anos, pelo menos um vice-campeonato brasileiro o estado conquistou. Após 36 anos de disputa são 15 títulos conquistados, sendo Corinthians, Palmeiras e São Paulo os maiores vencedores, com quatro taças cada. E mais uma está a caminho das mãos paulistas: o São Paulo é o mais forte candidato a vencer a competição nesse ano.

Além disso, o único time Campeão Brasileiro pertencente a uma cidade do interior é do estado de São Paulo. Em 1978 o Guarani vencia o Palmeiras e levava a festa nacional para a cidade de Campinas. Mesmo em tempo de penúria financeira para equipes como Palmeiras e Corinthians, é impensável negar sua força. Um bom exemplo é o fato de a maior parte da imprensa evitar classificar o São Paulo como franco favorito para o clássico contra o Timão, mesmo que ocupem posições opostas na tabela.

Não é difícil entender o motivo de tamanha diferença em relação aos outros estados. São Paulo é há muito tempo o estado mais rico, mais populoso e com as melhores oportunidades, e isso se aplica também ao futebol. Suportados por enormes torcidas que se extendem por todo o país, os clubes paulistas comercializam muitos produtos, exportam muitos jogadores e possuem a melhor infra-estrutura para a prática do esporte. 

O lado financeiro influencia demais o futebol. Com a decadência dos times cariocas, o único estado capaz de competir com o paulista é o Rio Grande do Sul. Apesar dos poderosos Grêmio e Internacional, há ainda a ausência de resultados, já que o último título nacional foi o de 1996 pelo Tricolor Imortal (sem esquecer, é claro, o contestadíssimo vice-campeonato do inter em 2005, e o outro vice ano passado.

Portanto, respeito sempre, com as equipes do estado de São Paulo.

Para quem não lembra quais foram os campeões nacionais, aí está o link da página na Wikipedia, com uma lista muito boa de todos os anos de Campeonato Brasileiro.

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_brasileiro

 

Por Danilo Vital.


About this entry